Fazia muito tempo que não colocava os dedinhos pra funcionar aqui nesse blog hehehe!Como ninguém sentiu minha falta, deixei assim...
Mas como já se passou muito tempo e tenho informações uteis para compartilhar vou escrever mais um post, mas se prepare pois é grande!Se você está com pressa não me importo de se direcionar apenas ao que lhe interessa, fique à vontade!
Vida de mãe adotiva de coelho não é facil!Meu marido vive falando:
- Para de dizer que um animal é teu filho!Ele é só um coelho!kkk
Mas genteeeee quanto trabalho, amor, preocupação envolve cuidar destes orelhudos!Por isso digo, o Forest é meu filho animal!
RELATO: SARNA EM COELHOS?
Sim amigos!Infelizmente os coelhos tem sarna sim!Fiquei louca quando o veterinário me falou que aquele descascadinho nas orelhinhas do Forest era aquela temível sarna, o temor do meu esposo era que fosse algo contagioso para seres humanos, e o meu já era que caísse a orelha do Forest (dramatizando...Tudo culpa do veterinário, já que me falou que em casos extremos acontece)O próprio veterinário falou que a sarna é bem resistente, que ele poderia ficar muito tempo nessa, e eu já me desanimei né...
O bom de tudo isso, é que procuro sempre observar o Forest seguidamente, dar uma conferida se não tem nada de diferente, e logo notei:
-DESCAMAÇÃO LEVE NAS ORELHAS, COM APARÊNCIA UM POUCO AMARELADA...
não consegui fotografar as orelhas muito bem no início por que na foto não aparecia!Só se chegasse perto e meu celular tem uma câmera péssima, mas é algo que se não ficarmos atentos passa despercebido e quando se nota já está em uma fase avançada.
-O ANIMAL COÇA A REGIÃO MAIS SEGUIDAMENTE:
Não posso dizer que essa foi uma característica acentuada, mas também percebi...
TRATAMENTO :
Pelo que eu percebi o tratamento varia de acordo com a intensidade que a doença já atingiu a pele...Mas no geral mesmo é usado tetisarnol, que como eu coloquei as fotos abaixo, tem em spray e aerosol, spray é bem mais em conta então peguei em spray!
DICA SOBRE O MODO DE USAR O REMÉDIO:
Na mesma consulta que o veterinário indicou o tetisarnol já falei pra ele aplicar na hora para ver como fazia, mas sinceramente acho que ele não fez direito, borrifou por tudo aquele spray, Forest ficou agitado (gente por que arde muito segundo o veterinário!Pois de acordo com o que o veterinário me falou, a sarna é uma especie de fungo,bactéria sei lá...Que faz pequenos buracos na pele do animal e vai se infiltrando cada vez mais, quando está na superfície da pele é mais tratável, mas depois já fica mais difícil, aí imagina o animal cheio daquelas casquinhas e põe um remédio que pelo cheiro tem muito álcool deve ser bem dolorido)
Mas aí pelo que eu vi o veterinário na hora não limpou o local e já borrifou( a preguiça da pessoa) e eu ao usar o remédio só passava um algodão com soro e depois aplicava o remédio já borrifando...Resultado?O Forest ficou com as orelhas horríveis, a orelha ficou com a pele escurecida e em algumas partes estava preta a pele, e bolinhas avermelhadas... E lá se vai eu de novo levar o coelho no vet.. Diagnóstico: Reação do remédio, mas não tinha o que fazer, ou era usar o remédio ou deixar a sarna comer a orelha dele...
Olhem o jeito que ficou a orelha gente horrível!Fora que ele ficou atormentado com a dor!
Aí na clinica o veterinário me pergunta:
- Tu está colocando muita quantidade?Está limpando bem o local?
E eu, já disse: Quê???Mas no dia que vim aqui, pedi pra você passar o remédio para que eu visse como se faz e tu não limpou, e colocou uma grande quantidade( gente o Forest ficou todo amarelo do remédio de tanto que ele borrifou!
Aí resolvi fazer do meu jeito e foi o que deu cer!
DICA DE USAR O REMÉDIO:
Aí sim, comprei luvas gaze, e soro fisiológico e fiz a limpeza, e como o veterinário me falou( na 2° consulta só!!) Arranquei cada casquinha que se formou, gente isso doeu em mim!Você molha bem a região com soro ( não é pra enxarcar viu gente, só dar umidecida) e vai arrancando as casquinhas com delicadeza( o máximo de casquinhas possíveis)Depois passa um algodão de leve pra não deixar tão úmida a região e pega pode ser a tampinha do soro mesmo aqueles de 200ml e tira a tampa do borrifador e derrama até encher a tampinha. pega um algodão( pouco algodão) e coloca todo dentro da tampinha com o remédio( se passar da tampinha o algodão é muito!)Retire esse algodão e passe por toda região afetada, além de durar mais o remédio é muito menos agressivo o processo, não assusta o animal, não corre o risco de borrifas no olho, e é mais fácil de aplicar)
Agora estamos quase 100% curados só ficou um ressecado na pele que estamos tratando!Graças a DEUS e é isso pessoal! No próximo Post vou contar mais sobre o Forest
Olha gente!Agora ele está assim, essa foto tirei essa semana!
Que susto hein flor?!! Nossos filhos dão um trabalho mas sou apaixonada com cada coisa que ele me proporciona!!
ResponderExcluirSenti sua falta sim!! Mas vc não responde meus comentários... Fico triste!!!
Pingo está lindo!! Com 10 meses... Gostaria de te mandar fotos mas por aqui não tem jeito!
Continue postando pois adoro novas informações!
Grande beijo!
Paula querida!Claro que respondo, me lembro de responder todos os seus comentários, a não ser que o blog aqui não tenha me dado a notificação!Não fique triste querida tenho um carinho muito grande aqui pelo blog e por vcs jamais esqueço de cada comentário, até por que detesto escrever em blogs e ninguém me responder sei bem que é horrível também!Me perdoa se teve algum que não vi, mas ao menos que lembre respondi todos sim!
ExcluirManda fotos pelo meu e-mail talitafariasmansur@gmail.com e se quiserem podem me achar no face como Talita Farias Mansur também, só manda uma mensagem que me conhece do blog que terei o prazer de aceitar o convite!Quero muito postar um fotinho do Pingo aqui no blog! :) Beijão pra você e o Pingo!
Oi flor!! Te mandei fotos do pingo por email!!! E vê se náo some de novo!!! Bjss
ExcluirOi flor!! Te mandei fotos do pingo por email!!! E vê se náo some de novo!!! Bjss
ExcluirOlá, adorei o seu blog!! Sou pai de primeira viagem de uma orelhudinha chamada mingau. Hoje ela está completando quase 2 meses de vida e de 1 semana para cá ela mal tem comido feno e consequentemente n tem usado o banheirinho de forma correta. Isso me preocupa bastante e ja não sei mais oq fazer, tem alguma dica? Quando deixo ela na gaiola pra fazer lá dentro ela segura até poder sair e só faz xixi quando eu sento ao lado dela e faço carinho e consequentemente ela me lambe ou morde minha bermuda (não adianta se ela estiver na gaiola). Ela come de tudo normalmente, bebe água e corre toda feliz pela sala,Então acredito não ser nenhum tipo de doença. Não encontro nenhuma ajuda pela internet e estou pensando em marcar uma consulta no veterinário para ela, mas não sei se resolveria ja que parece ser uma questão de ensinamento ou adaptação.
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirFico feliz que seja novo aqui no blog e que tenha gostado, se sinta a vontade para fazer perguntas e sugestões!
Bom, primeiramente é absolutamente normal que a mingau não queira feno, já que ela é muito novinha ainda... O recomendado é que o animal só saia no ninho da mãe a partir dos três meses, se possível até quatro, e só com 2 meses e meio ele comece a comer a ração, o coelho é um animal muito frágil e se ele tem a amamentação interrompida antes da hora então não se fala a saúde pode ficar mais fragilizada ainda, pois o leite materno e até mesmo o tempo com a mamãe são imprescindíveis para uma saúde forte futuramente, infelizmente sabemos que As pets hoje em dia só querem lucrar em cima dos animais (não estou generalizando),mas a maioria só consideram um animal como reprodutor, não esperam o tempo de desmamar e já tocam o pobre animal em uma gaiola, em um lugar exposto, com outros animais juntos que podem sim estar contaminados com alguma doença e pronto viu...Tudo isso para não perder “tempo” “R$”. Peço que, por favor, não se sinta ofendido com o meu comentário, até por que não sei se você pegou sua coelhinha de uma pet, mas apenas deixo isso bem claro, por que comprei a minha direto com o criador, e mesmo assim com 3 meses ela ainda não estava com a sua saúde madura e faleceu logo seguida !Por isso deixo sempre um alerta o Forest só peguei com 4 meses e pouquinho já para evitar!Sei que se o animal já está lá pra venda não temos o que fazer, já que depois que sai do ninho não pode mais voltar pois, perde o cheiro da mãe, e não temos o que fazer a não ser adotar por que o animal estará melhor conosco, mas eu gosto sempre de passar nas pet's e perguntar a idade dos coelhinhos aí se vejo que animais muito novinhos, já reclamo, quanto mais pessoas reclamarem mais eles vão querer mudar...
A minha primeira dica é, suspenda o feno!Sei que a pressa de que ela faça as suas necessidades no banheirinho é tanto... e o feno realmente ajuda , mas com 2 meses ela ainda está com o intestino muito imaturo e o feno pode causar de diarreia entre outras doenças, e muitas vezes o próprio feno vem da pet com algum fungo e bactéria, e como ela está com a imunidade baixa ainda pelo tempo de vida é bom prevenir!( se quiser dar um galinho lá de vez em quando pode..)
A minha segunda dica é não precisa necessariamente ter o feno pra ela fazer as necessidades no banheirinho, o meu não precisou de feno, clicando nesse link http://meuminiorelhudo.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-10-22T09:57:00-07:00&max-results=7&start=14&by-date=false você vai ter a dica que eu dou pra fazer o banheirinho e como motivar ela a fazer o xixi no banheirinho, aproveita e dá uma passadinha na parte em que eu falo no blog sobre alimentação, essas são outras questões que devemos ficar atentos no comecinho na vida dos nossos orelhudos...
Um beijão querido pra você e a Migau!Espero que eu tenha ajudado e desculpe pelo textão, e mande fotos pelo e-mail talitafariasmansur@gmail.com
Obrigado pela resposta :) Estou utilizando as dicas da postagem sobre os banheirinhos já, se tiver resultados eu aviso!! Estou amando ser pai de um serzinho tão amoroso e carinhoso como ela. Como é um assunto muito novo pra mim, tenho pesquisado constantemente sobre comportamentos, dicas, alimentação e estou, na medida do possível ($), oferecendo tudo para que ela se desenvolva saudável e feliz, além de muito carinho e atenção que não deixo faltar. Ela já até me reconhece como papai :) Agradeço por ter dado atenção ao meu comentário, são iniciativas como a sua que incentivam e orientam as pessoas a esse desafio de ter um orelhudo(a). Parabéns!!!
ExcluirFoto da minha orelhudinha comendo seu primeiro pedaço de cenoura (https://m.facebook.com/photo.php?fbid=1197236580372983&id=100002599579471&set=rpd.1011026848&source=49&ref=bookmarks)
P.s.: Li tb que cenouras não podem ser dadas com muita frequência por conterem muito açúcar, então evito de dar como alimento mas sim como um petisco ou um agrado :)
Bom dia!Puxa, não consigo ver a foto... Se quiser me mandar por e-mail posto ela aqui no blog!
ExcluirQue bom que gostou do blog!!
bjs
Olá quantas vezes por dia e por dias você passou o remédinho no bebê?
ResponderExcluirRsrsrs A minha bebê está com umas casquinhas na orelha e acredito que seja inicio de sarna !!!