Mini coelhos

Mini coelhos

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A mudança hormonal no mini coelho e o que isto afeta

Bom dia amigos!
Faz um tempinho que estou sem postar aqui no blog, correria de fim de ano e o tempo voa 2015 já se foi praticamente...
Bom... Vim falar de um tema que está me afetando diretamente, que é o desenvolvimento hormonal do nosso orelhudo quando ele estava com dois meses me deparei com algumas informações a respeito em um site que falava de cada mês do coelhinho.Achei algumas informações que meio que me assustaram, a partir do 4° mês...
O tempo voa e o 4° mês chegou! E eu vim aqui dizer se realmente tudo o que li naquele site era verdade.E o que falava o site?Segue abaixo :

Coelho adolescente


A adolescência dos coelhos chega aos 4 meses em raças menores e aos 9 meses em raças maiores. Assim como o adolescente humano, o coelho adolescente também vive mudanças hormonais que afetam o seu comportamento. Estará mais ativo e rebelde; se for macho, pode inclusive estar agressivo.
  • É possível que ele siga você, corra em círculos ao redor de seus pés como se estivesse lhe cortejando.
  • Marcará seu território fazendo xixi por todas partes, e pode (de forma temporária) esquecer de usar a bandeja.
  • Se seu coelho for fêmea, pode lhe arranhar, morder e rosnar se achar que você está invadindo sua gaiola mesmo quando estiver colocando comida. Essa é uma maneira de defender seu ninho.
  • Pode ser curioso apresentando condutas destrutivas como roer tudo e cavar. Mantenha a calma nesta etapa e tenha paciência. Se der bronca ou gritar com ele será pior.
  • Se decidir que seu coelho não vai procriar, pode considerar a opção de castrá-lo para que ele se acalme.
  • Se precisa de atividade não mantenha o coelho na gaiola e deixe ele correr e fazer exercício. Também pode dar brinquedos para coelhos como entretenimento.


Os quatro meses do meu orelhudo chegaram e realmente algumas coisas do que estavam escritas aconteceram e outras não...
1° É possível que ele siga você, corra em círculos ao redor de seus pés como se estivesse lhe cortejando.


A foto já diz tudo né?! O Forest vive nos nossos pés, mas vive mesmo, desde a hora que a gente chega em casa até a hora de dormir, é claro que  quando estamos no sofá as vezes ele fica passeando pela casa, as vezes vem para o sofá com a gente, sobe na gente, lambe que nem cachorro, pede carinho, desde uns 3 meses e meio ele já está assim, um grude na gente, correndo em volta e já causamos "quase vários acidentes". Isso mesmo, por ele ser bem pequeno e ágil e fica grudado nas pernas, quando tu vai dar um passo ele já se precipitou e quase acontece, dá um medo, mas lá em casa já aprendemos a caminhar como se estivéssemos na lua como digo para o meu marido.Mas confesso ao mesmo tempo que é ruim é bom, por que a gente se sente amado mesmo!

2° 
  • Marcará seu território fazendo xixi por todas partes, e pode (de forma temporária) esquecer de usar a bandeja.
Infelizmente, sim!Isso acontece,não é uma fase agradabilíssima, e a saudade daquele orgulho de ver seu orelhudo fazendo xixi no banheirinho quando chega visita como eu falei em uma das postagens, vem forte!Eu acho que de todos os efeitos que a adolescência trás ao mini coelho, para mim esse é o pior de todos, e hoje, 20 dias para ele completar 5 meses e nada!O banheirinho parece que nunca existiu, deixo lá tentei mudar o banheirinho, mudar o material de forração, mas para ele parece imperceptível,ai bate aquela saudadinha de não ter que limpar xixi de coelho pela casa, de ver ele fazendo só no banheirinho. Como eu estou lidando com isso?Não está sendo fácil, já que lá em casa temos porcelanato...Mas eu sei que isto é uma fase e tenho plena confiança que vou conseguir com muita insistência que seja, ele vai se acalmar. afinal, todos nós temos fases na vida, por que eu não teria paciência com meu animalzinho também na fase dele?!
Estou pensando em uma forma de estimular aquele comportamento de fazer as necessidades no banheirinho, logo que pensar em algo conto aqui no blog!

                                                                               3°
  • Se seu coelho for fêmea, pode lhe arranhar, morder e rosnar se achar que você está invadindo sua gaiola mesmo quando estiver colocando comida. Essa é uma maneira de defender seu ninho.
Isso não aconteceu com ele, como é macho acho que pelo menos nessa parte fui beneficiada, mas que eu trocaria esse comportamento de morder da fêmea pelo comportamento de fazer xixi do macho, ah eu trocaria hehehe. Mas brincadeiras a parte nesse quesito de agressividade, o Forest é bem calmo as vezes dá umas mordidinhas junto com lambidas, mas não é nada agressivo é mais algo de brincadeira mesmo!

                                                                  4°

  • Pode ser curioso apresentando condutas destrutivas como roer tudo e cavar. Mantenha a calma nesta etapa e tenha paciência. Se der bronca ou gritar com ele será pior.

Curioso?SIIIIIIM DEMAIS!Você quer conhecer um animal curioso é o coelho, o Forest cheira tudo, mexe com focinho em tudo, mexe nas coisas e quando derruba sai correndo, se assusta com o próprio barulho!kkk!Como eu sempre digo:
O Forest é uma parada!!

Então é isso pessoal, apesar de todos esses contras, só de ver aquela fofurinha ti lambendo, ti obedecendo ver aquela carinha, paga a pena dessa fase, até por que nem tudo é para sempre, tudo passa e acredito que logo logo esse momento passa...

2 comentários:

  1. Oooiiii... Estou muito feliz por 'acidentalmente' ter achado o seu blog!!! Meu coelhinho esta no terceiro mês, quase quarto mês e já estou com medo da mudança de humor... Estou pensando em castrar... Mas ainda náo tive coragem de olhar o preço da castração... Mas em alguns sites dizem q é muito importante castrar... Falam que eles vivem mais... Eu ainda não levei o Pingo em um veterinário.. Estou orçando ainda e procurando uma clinica onde vou sentir segurança...

    ResponderExcluir
  2. Oi.. Quando tempo dura essa adolescência?

    ResponderExcluir